sábado, 18 de julho de 2015

Não subestimemos Eduardo Cunha!

Todos conhecem a expressão "cuidado com o canto da sereia"; ou seja, cuidado com algo que atrai por parecer bom, mas é ruim. 

Seria muito bom o "aparente" isolamento do "tirano das maiorias" Eduardo Cunha. Mas, num contexto de vácuo de poder e ausência de lideranças carismáticas que possam ocupar o espaço vazio, desde o último pleito, o canto do isolamento de Cunha, celebrado aos quatro ventos (inclusive pelas ratazanas políticas que até anteontem o apoiavam - incluindo aqui a grande mídia), pode ofuscar uma poderosa rearticulação política em torno de um "salvador da Pátria", reposicionando o usurpador chantagista no centro das disputas... 



Cunha continua líder, por exemplo, de inúmeros "revoltados" on e off line que há muito articulam um golpe. Manifestações do tipo "ele é corrupto, mas vai tirar o PT do poder" já abundam nas redes sociais.

Potencialmente, é líder dos que não têm nada a perder, porque sempre jogam do lado do "quanto pior, melhor". 

Parcialmente, é líder dos segmentos que sempre investiram tudo para a manutenção de um país desigual e injusto social e politicamente.

Continua líder de grupelhos religiosos raivosos que pregam uma guerra santa em nome dos seus interesses inconfessáveis. 

Poderá se manter como líder dos oligopólios da imprensa que, atualmente, promovem o golpe e que, qual folha de bananeira ao vento, sopram do lado mais conveniente aos interesses dos poderosos. 

Se não houver, rapidamente, uma ocupação dos espaços vazios de poder por democratas republicanos que assumam um discurso e, para, além disso, uma articulação política para o enfrentamento e superação da crise, Cunha poderá voltar muito mais "musculoso politicamente" do que se encontra ocasionalmente agora. 

Um homem que não tem nenhum escrúpulo atrai aventureiros, oportunistas, covardes e imbecis de todas as espécies e, por isso, dele pode-se esperar tudo...

NÃO SUBESTIMEMOS CUNHA: SEU SÉQUITO NÃO É DESPREZÍVEL; APESAR DE SER DESPREZÁVEL.