quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ação Urbana: o que é segurança pública nos espaços urbanos?

Numa entrevista ao programa Ação Urbana, apresentado por Ronaldo Vasconcelos, conversamos sobre a segurança pública nos espaços urbanos. Aproveitamos para falar sobre o papel das guardas municipais nas ações de prevenção à violência e criminalidade, além de noutras estratégias preventivas, com a utilização do videomonitoramento urbano. Sabe-se que a lógica do “controle social” a qualquer custo nem sempre é eficiente e, muitas vezes, invasiva e até mesmo ilegal.

No bate-papo o tema da redução da maioridade penal e possíveis alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente  (ECA) também foram abordados.  Gancho para analisar, também, o sistema prisional brasileiro e mineiro. Afinal, em Minas Gerais nos últimos sete anos houve um incremento de mais de 600% no número de presos sem repercussões significativas na redução da criminalidade violenta.

O tema da guerra às drogas não podia ficar ausente dessa conversa. A estratégia belicista e seletiva de tratamento de usuários e traficantes e o modo como o Estado brasileiro combate o tráfico foram objetos de análise.
Por fim, retomando o tema do dilema das prisões, conversamos sobre as Associações de Proteção e Assistência ao Condenado, Apac’s, como ação subsidiária na execução penal.

O programa, de 27 minutos, termina com uma análise sobre  a necessidade impostergável de mudanças na política de segurança pública, principalmente reformas no sistema policial.  Terminamos com a explicação do que é o policiamento de ciclo completo.

Assista o programa: