sábado, 1 de agosto de 2015

Sem Censura: Quem comanda a segurança pública no Brasil?




O programa Sem Censura, exibido pela TV Brasil, entrevistou no dia 30 de julho de 2015 o escritor, doutor em ciências sociais e pesquisador Robson Sávio. Ele fala sobre seu livro "Quem comanda a segurança pública no Brasil: Atores, crenças e coalizões que dominam a política nacional de segurança pública". O livro faz uma análise das mudanças ocorridas nas políticas de segurança pública.

O livro é apresentado pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares que afirma que a obra “mostra a passagem de paradigmas, em que se sucedem distintas perspectivas de segurança pública: militarizada, civil e cidadã. (...) Robson trabalha com uma pluralidade de questões, que remetem a diferentes disciplinas, como história, política, comunicação, direito, sociologia, antropologia e administração pública."

Ainda segundo Soares, “o momento da publicação do presente livro torna-o ainda mais precioso. Quando há sombras e ódio por toda parte, as polarizações radicais obstam a negociação de consensos mínimos que permitam caminhar, ondas regressivas ameaçam conquistas da cidadania e o ressentimento infiltra-se como veneno no metabolismo político da sociedade, uma obra que organiza as diferenças e ajuda a hierarquizar contradições e convergências, atuais e potenciais, pode fazer a diferença. Robson aporta uma dose rara de racionalidade e clareza, contribuindo decisivamente para o conhecimento de processos importantes e a formulação de intervenções virtuosas, de inspiração republicana.

Na conversa, mediada pela jornalista Leda Nagle, também participa a cientista política Olaya Hanashiro falando sobre violência urbana.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Letramento: www.editoraletramento.com.br 

Apresentação: Leda Nagle
Emissora: TV Brasil
Duração: 34 minutos