quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Tchau, querida democracia!


Montagem: Internet com várias imagens
 
Tchau, querida democracia é o titulo do livro recém lançado do amigo e professor, o advogado criminalista Leonardo Yarochewsky. Um título muito oportuno para este 31 de agosto de 2016. Apesar do jogo jogado, este é o dia no qual um bando de impostores, em sua maioria com o rabo preso na lama da corrupção e no velho e carcomido discurso moralista dos sem-moral, mais uma vez, estuprou nossa Nação.  

Isso não é novidade na história deste país: senhores feudais, donos da Casa Grande, plutocratas infiltrados nos três poderes, coronéis da política, serviçais do capital, donos de oligopólios, segmentos poderosos de elites (econômicas, sociais, religiosas, intelectuais e políticas) e uma parcela significativa de privilegiados da classe média (azeda e ranzinza, nos dizeres de Darcy Ribeiro) sempre se associaram em diversos momentos (da nossa história, desde o Brasil colonial) para pilhar o erário e manter o povo simples na condição de escravos. 

É surreal. Mas, a maior ação contra a corrupção na história do Brasil resultou na assunção ao poder de um grupo altamente corrupto e perverso.

Mas, o tempo dos pífios será breve. Nos rodapés das páginas da história, reservados aos personagens sem valor e indignos de registros maiúsculos, veremos os nomes de Aécio, Cunha, Temer, Ronan, Gilmar e outros traidores e capatazes da nossa democracia a recordar-lhes: todo poder, legítimo, emana do povo. 

E a luta, que nunca findou, continua... Porque a luta pela justiça e igualdade não é bandeira de ocasião. É bandeira de vida!